24
Sáb, Ago

Cine Beto exibe vídeos de jornalistas durante a Semana da Comunicação

Vida Universitária
Typography

O Cine Beto, projeto do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG), tem o objetivo de dar visibilidade às produções de interesse público desenvolvidas por profissionais e estudantes.

Na última quinta-feira (23), o Cine Beto exibiu para os alunos do curso de Comunicação da Fumec os curtas-metragens Meu quintal é o Anel (jornal O Tempo) que mostra a vida de moradores que vivem à margem do Anel Rodoviário, uma das vias mais conturbadas de Belo Horizonte, e Uatu – o rio corre calado (portal Uai) -  sobre o rompimento da barragem da empresa Samarco, em 2016, que matou a fé do povo indígena krenak no Rio Doce. A cobertura do programa Xotifalá (portal Uai) sobre o Carnaval de Belo Horizonte, em 2019, também foi apresentada.

O secretário de Comunicação Social do SJPMG e ex-aluno do curso de jornalismo da Fumec, Felipe Cerqueira; o jornalista e apresentador do programa "Xôtifala" (Portal Uai), Luiz Othavio Gimenez, e a repórter multimídia, Larissa Kümpel (Portal Uai) participaram de uma roda de conversa com os alunos.

Larissa mostrou, como diz o ditado popular, que "uma imagem vale mais do que mil palavras". A repórter integra a equipe da minidocumentário Uatu – o rio corre calado, que revela o sofrimento dos índios Krenak, para os quais o rio Uatu era, tradicionalmente, uma divindade que conversava com a comunidade. Ela contou que o principal desafio foi construir uma relação com os personagens e editar o material de forma sensível, humanizando a narrativa, por exemplo, com uso de recursos de animação e da linguagem estética. 

 

 

Já o “corta, encaixa e renderiza” dos vídeos, no programa "Xôtifala", exige abordagem dinâmica, para a Internet. Apresentado por Luiz Othavio,“Zotha”, o programa desenvolve pautas divertidas e ao mesmo tempo críticas, muitas delas construídas na rua, ao longo do trajeto pela cidade. 

 

Na cobertura do Carnaval 2019, Zotha não só entrevistou os foliões, mas tornou-se um deles, e entrou no clima da grande festa. Pra contar como é a experiência única de botar o bloco na rua e relatar a diversidade cultural do Carnaval, vestiu a fantasia, com muito glitter e, em clima de descontração, participou da folia que tem ocupado as ruas de Belo Horizonte nos últimos anos.

Assista à entrevista com Felipe Castanheira (SJPMG).

  

Saiba mais sobre a reportagem Meu quintal é o Anel aqui.

 

Fique por dentro dos principais eventos da Semana da Comunicação 2019!

Semana da Comunicação celebra 60 anos da 1ª transmissão internacional da Itatiaia

Semana da Comunicação discute empoderamento feminino

Gramado das Minas destaca as mulheres dentro e fora do campo

Diversidade em pauta

 

 

 

 

 

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!