Gramado das Minas destaca as mulheres dentro e fora do campo

Vida Universitária
Typography

A presença feminina no futebol só cresce e mostra talentos, no campo e fora dele. Martas, Formigas, Cristianes estão aí para confirmar. Também não deixaram por menos as convidadas do Gramado das Minas, evento realizado nesta quarta-feira (22), durante a programação da Semana da Comunicação.

A árbitra assistente da Fundação Mineira de Futebol (FMF) e da Confederação Mineira de Futebol (CBF), Grazielle Maia, e a coordenadora do time de futebol feminino do Atlético Mineiro, Nina Abreu, foram bem além das quatro linhas e marcaram muitos gols, para a satisfação da plateia atenta à experiência da dupla. O evento foi organizado pelos alunos do 5º período do curso de Jornalismo da Fumec e mediado pelas estudantes, Mariana Zanon e Tayenne Dias.

 

No evento, Nina e Graziela representaram as mulheres no futebol / Foto: Déborah Lopes

No evento, Nina e Grazielle representaram as mulheres no futebol / Foto: Déborah Lopes

 

O primeiro ponto tratado na conversa foi a desigualdade salarial entre árbitros e árbitras no Brasil. Com vontade, Grazi deu o tom da conversa: "Embora os homens e mulheres passem pelos mesmos testes físicos para se profissionalizar, a diferença salarial é muito grande. Isso tem muito a ver com a desvalorização da modalidade feminina porque, quando um homem a apita, ele também recebe menos do que o 'normal’”.

Nina respondeu sobre as dificuldades enfrentadas no futebol feminino. A jornalista pontuou a recente obrigatoriedade da CBF, de que todos os 20 times participantes da série A do Campeonato Brasileiro tenham o seu time de Martas. "Eu acho isso muito interessante porque pode aumentar a visibilidade do futebol feminino e o investimento. Mas esse aumento depende, também, dos profissionais de comunicação. Se as notícias sobre os jogos não saírem na TV, nos jornais, o mercado não verá que a modalidade pode trazer lucro", comentou a coordenadora do Atlético-MG. 

Conversa vai, conversa vem, e o papo sério foi cedendo espaço à descontração, sem perder o foco. O bate-papo resultou em aprendizado, entre uma pergunta e outra dos alunos que, neste terceiro encontro da Semana da Comunicação, levaram mais conhecimento para casa.

 

Nina e Grazi conversaram com o Conecta. Confira!

 

 

 

O planejamento do evento

Ter uma ideia de temática, nome, logo para a roda de conversa? Certo! Decidir quem seriam as convidadas? Certo! Escrever o roteiro? Certo! Antes do dia 22, muita coisa aconteceu. Os alunos do 5º período de Jornalismo sabem bem disso. Um deles é o Pedro Fortini:

 

Galeria

 

Fique por dentro dos principais eventos da Semana da Comunicação 2019!

Semana da Comunicação celebra 60 anos da 1ª transmissão internacional da Itatiaia

Semana da Comunicação discute empoderamento feminino

Diversidade em pauta

Cine Beto exibe vídeos de jornalistas durante a Semana da Comunicação

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!