"Narrativas Visuais", por Dan Arrows

Vida Universitária
Typography

Danilo Aroeira é a prova viva de que a arte é fruto das experiências de quem a criou. Nas obras em quadrinhos da exposição "Narrativas Visuais", que ocupa a Biblioteca Universitária da Universidade Fumec, o professor do curso de Propaganda e Publicidade expressa anseios e conhecimentos que impactaram sua trajetória.

Antes mesmo de entrar na sala cheia de livros, no corredor, o visitante se depara com a história de um dos personagens mais queridos de Dan Arrows - nome artístico de Aroeira - o Samurai Boy. Criado há mais de cinco anos, o menino de cabelo preto e olhos puxados vê-se em uma nova realidade, quando, junto ao pai, o grande guerreiro samurai, Hiko Koikojima, muda-se para o Brasil. Na história, o menino samurai não é fera apenas nos golpes, mas também em atos de solidariedade e respeito ao próximo.

Depois de conhecer, ou rever o Samurai Boy, os espectadores encontram o rascunho e o desenho de uma baleia usando um chapéu de enfermeiro. A figura, que pode ser alvo de curiosidade, foi inspirada em momentos em que Arrow teve contato com pessoas com câncer. 

Seguindo pela mostra, o cenário, antes mergulhado em cores alegres, torna-se sombrio ao dar espaço para quadrinhos que tocam em assuntos ainda não cicatrizados na história do país tupiniquim, como os estupros às indígenas praticados pelos colonizadores portugueses.

Para saber mais sobre a exposição "Narrativas Visuais", o Conecta conversou com Dan Arrows . Confira o vídeo:

  

SERVIÇO

Narrativas Visuais

Artista: Danilo Aroeira (Dan Arrows)

Período: 12 de novembro a 07 de dezembro

Curadoria: Rodrigo Fonseca

Local: Biblioteca Universitária | Universidade FUMEC – Rua Cobre, n.º 200 – Cruzeiro

Horário: 7h30 às 22h (segunda a sexta-feira) | 8h às 12h (sábados)

Entrada franca.

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.