Monitoramento de mídias e redes sociais: as ferramentas da tecnologia

Vida Universitária
Typography

 A diretora da Ideia Fixa, Yeda Galvão, e Diego Ruocco, responsável pela área de mídias sociais da empresa, participaram do evento Encontros Interdisciplinares, do curso de jornalismo, realizado no último dia 26 de setembro. Os profissionais discutiram o tema "Monitoramento de mídias e redes sociais: as ferramentas da tecnologia".

Foto: Catherina Diaas

Além do uso das ferramentas tecnológicas, Yeda ressaltou a importância dos jornalistas para o sucesso do monitoramento,  lembrando que a tecnologia é insuficiente sem uma boa equipe. Mesmo que o robô seja programado para procurar por um insulto feito a alguém, em particular na internet, não será capaz de entender expressões de ironia, por exemplo.

 

Ouça a entrevista da diretora da empresa Ideia Fixa sobre a importância dos profissionais jornalistas no monitoramento de mídia. 

Diego explicou como rastrear cada compartilhamento de perfis públicos para conseguir parar o compartilhamento de alguma foto ou notícia falsa, ajudando, por exemplo, uma marca que está sofrendo com boatos na internet. Dessa forma, é possível impedir que a informação se espalhe na rede e encontrar os responsáveis pela sua divulgação, para acionar um possível processo jurídico. O objetivo é ainda apurar o nível de engajamento do cliente na internet, identificando assuntos em alta, e dar dicas de como melhorar o seu desempenho nas mídias digitais.

 

Em entrevista ao Conecta, Diego explica como o monitoramento de informações é realizado.

 

O especialista esclarece sobre o rastreamento de pessoas, produtos e processos.

 

SONORA 3

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.