20
Sáb, Jul

Febre digital avança na capital mineira

Vida Universitária
Typography

O e-sport conquista cada vez mais adeptos não só no mundo, mas também no Brasil. Tendo a disputa de campeonatos e abertura de bares temáticos que envolvem a prática esportiva. Começando no eixo Rio-São Paulo, Belo Horizonte surge como mais uma alternativa crescente e viável. 

Os esportes eletrônicos mais conhecidos como e-sports nos últimos anos viraram febre em várias partes do mundo e também no Brasil. No ano passado, o sucesso em terras mineiras foi no Ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte, o famoso ginásio poliesportivo da capital mineira, que já foi palco de campeonatos mundiais de futsal, vôlei e até UFC, abriu espaço para o eSport e foi palco da final do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2017 (CBLoL). 

Se enfrentavam na ocasião, a Team One, o time que veio da segunda divisão até a final e os considerados veteranos e favoritos, Pain Gaming. Para quem ainda não tem o costume de acompanhar, League of Legends basicamente é um jogo online de batalhas em uma arena virtual, os competidores devem definir suas melhores estratégias para se tornar vencedor.

Além dos 8 mil que presenciaram no Mineirinho o evento, foram 2,6 milhões de espectadores pela internet e TV a cabo que viram a Team One se consagrar como equipe campeão brasileira no jogo. No nível mundial, podemos destacar resumidamente o estudo anual divulgado pela Riot, produtora de um dos games mais populares na atualidade, as partidas da final entre a equipe SK Telecom T1 contra a equipe do Samsung Galaxy, em outubro de 2016, tiveram a audiência de 43 milhões de pessoas.

A perspectiva é que os e-sports ganhem espaço nas Olímpiadas de Paris em 2024, talvez tenhamos em meio as disputas de atletismo e ginástica artística, os atletas, termo ainda em discussão na sociedade, do League of Legends. O empresário Rafael Aguiar, um dos proprietários do bar WASD conversou com a nossa equipe de reportagem sobre o momento do e-sport e o funcionamento do bar temático.

Os empresários já estão investindo em locais que inspiram e incentivam esta prática. Localizado no centro de Belo Horizonte, o bar WASD que foi criado por quatro “gamers”, é o primeiro bar de Belo Horizonte inteiramente dedicado aos e-Sports, sendo um exemplo claro que as duas frentes podem caminhar lado a lado. Rafael Aguiar é um dos sócios fundadores do bar e conta que conseguiram enxergar no investimento, a oportunidade de crescimento aliada aos praticantes dos jogos eletrônicos, além de explicar a escolha do nome para representar o investimento.

 “Escolhemos este nome por ser um bar focado em esporte, jogos em geral. Pensamos todas as técnicas que são utilizadas para movimentar as letras WASD (são as teclas utilizadas para movimentar um personagem, veículo ou qualquer outro elemento, na grande maioria dos jogos), com o tempo, fomos alterando e colocamos a logomarca com uma coisa mais parecida com time, focada para um cenário esportivo”, afirmou o sócio.

 Em Belo Horizonte, o e-sport começou a ganhar força. Porém, demorou um certo tempo pelo fato de que o eixo Rio-São Paulo geralmente tem exclusividades de transmissão e preferência por meio dos organizadores dos eventos por considerarem, mais lucrativo, por atrair mais patrocinadores, fornecedores entre outros fatores. Rafael contou que essa procura pelo “eixo” está acabando, pois, os organizadores estão percebendo que em BH, pode ser mais viável.s

 “O cenário do esporte eletrônico é bem grande em São Paulo, no Rio ele não vingou muito e não sei o motivo. Nos últimos anos, percebemos que os organizadores procuram Belo Horizonte, tivemos um caso aqui no bar de uma produtora de games que procurou fazer um campeonato em alguns países e a final era em Paris, sendo que a premiação era uma viagem a França. Ela tinha como ideia inicial, fazer em São Paulo, mas viu que o cenário em Belo Horizonte estava crescendo muito, e acabaram fazendo o campeonato aqui”.

O esporte eletrônico ainda está em um processo de construção. Porém, é inegável que seu crescimento está demasiadamente veloz, conquistando cada vez mais o seu espaço e para os aficionados neste esporte, causa uma verdadeira satisfação pelo crescimento. Alguns grandes veículos, já adicionaram em suas grades de programação e transmitem os jogos eletrônicos ao vivo para todo Brasil.

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!