23
Qui, Maio

Natal e Ano Novo abrem oportunidades de trabalho temporário

Vida Universitária
Typography

Todo final de ano o mercado aquece devido ao aumento do consumo. Esse ano, cerca de 90,5% das lojas  em BH, de acordo com os dados divulgados pela Fecomércio em outubro, ampliam ou mantêm a oferta de trabalho temporários, trazendo mais oportunidades para o mercado. De um lado a oportunidade de trabalhar dessa forma é vantajoso para conseguir uma renda rápida, porém, do outro, a incerteza do funcionário de se manter no emprego prevalece, pois geralmente são realizados contratos de pouca duração.

Devido às datas especiais como Black Friday, Natal e Ano Novo, as empresas costumam abrir, nessa época do ano, vagas para serviços temporários. A analista de RH, Aparecida Silva, explica sobre o perfil profissional que varia conforme a área. “Trabalhamos com dois tipos de perfis: operacional e comercio, no qual no operacional procuramos pessoas que já trabalharam em qualquer área operacional, como ajudante de carga e descarga de caminhão, caixa, ajudante de montador de cesta de natal, não exigimos uma escolaridade especifica. Já no comercio procuramos por pessoas que tem facilidade de interação, imperativa, basicamente pessoas que tem facilidade de lidar com o público”, disse.

Quando o trabalhador assina um contrato geralmente de três meses, dependendo da área, pode acontecer de o funcionário ser efetivado pela empresa posteriormente, mas, isso irá depender do seu desenvolvimento, como explica a analista. “Desde o processo seletivo avisamos os candidatos sobre a chance de efetivação e quando buscamos esses profissionais, estamos buscando por pessoas que realmente atendam o perfil porque a intenção do cliente é de sempre no final do contrato, ou posterior, é chamar para uma vaga efetiva, então as pessoas que tiveram o melhor desempenho podem ser contratadas no futuro como efetivo”, finalizou.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Takinara Melo, está em sua primeira experiência, nesse tipo de serviço. “A experiência de trabalha temporário é bem diferente porque não temos perspectivas de continuar, sabemos que estamos e ali e damos o nosso melhor para executar bem as funções, mas sabemos que vai acabar. Em contrapartida esse tipo de serviço oferece uma composição de renda que ajuda bastante”.

Quanto a efetivação, Takinara não se demonstra confiante, pois, de acordo com ela não conseguiria conciliar com os estudos. “Quanto a ser efetivada eu não espero não, porque como o trabalho é a noite fica complicado para cumprir com outras obrigações”. A estudante dá dicas para quem deseja ou está seguindo nesse tipo de emprego. “A pessoa tem que ser proativa, ajudar o próximo, saber trabalhar em equipe e se dedicar ao máximo”.

Essas vagas geralmente são divulgadas em sites de emprego como Vagas.com e empregos online, veículos impressos, como jornais e em redes sociais. Vale lembrar que a remuneração segue o valor do piso salarial podendo variar dependendo da área.

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.