O pedacinho do Papa em BH

Vida Universitária
Typography

Primeiro de julho de 1980, uma cidade parada para receber uma visita ilustre, em algum lugar da cidade em meio à multidão, um pai com três filhos com o grande desafio de conseguir levá-los para presenciar tal visita. A cidade é Belo Horizonte, a visita é o sublime Papa João Paulo II, o pai e os filhos são meu avô, meus tios e minha mãe que se recorda com afeto desse encontro.

Ela sempre fala com os olhos brilhando, o quão bonito foi vê-lo, no alto da Avenida Afonso Pena, bem no pezinho da Serra do Curral; ela se misturou à multidão para encontrá-lo na Praça Israel Pinheiro, onde foi celebrada uma missa campal para a mineirada renovar sua fé, como conta para todo mundo.

Cercada pela Serra do Curral, a praça é parada obrigatória para quem visita a cidade Foto de Bruno Ricceli

Nossa Minas Gerais cercada de montanhas guarda as mais lindas pinturas naturais, o nosso belo horizonte; tão belo que João Paulo II exclamou “Que belo horizonte! ”, ao apreciar a paisagem da praça no alto das Mangabeiras. Depois disso quem terá a audácia de não falar que é a Praça do Papa?! E assim se fez.

Hoje, a Praça Israel Pinheiro, no alto da Afonso Pena, das Mangabeiras e também cercada pela serra do curral, é mais conhecida como a Praça do Papa, local que para muitos tem o pôr do sol mais lindo da capital, lugar que encanta não só pela natureza exuberante em conjunto com o urbano, mas também pela sua simbologia para a cidade.

E para marcar e relembrar sempre essa vinda tão especial do Papa, foi construído um monumento de ferro, bem no centro da praça, algo simples, mas marcante como foi sua vinda, e também na vida de cada um que teve a oportunidade de estar lá, como minha mãe. Simples como a multidão que apenas queria sentir sua presença, e ainda sente. Uma praça que guarda histórias, que representa BH em todos os sentidos.

Visite a exposição de fotos BH -120 anos, de Bruno Ricelli, e confira as fotos da Praça do Papa.

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.