20
Sáb, Jul

Estudantes reivindicam passe livre

Vida Universitária
Typography

No dia 17 de agosto, cerca de 50 estudantes se manifestaram a favor do passe livre em Belo Horizonte. Antes de se dirigirem à sede da Prefeitura, na avenida Afonso Pena, eles se reuniram na Praça Sete.

Esse ato trouxe de volta a discussão sobre o 100% de gratuidade nas passagens de ônibus, para os estudantes das redes públicas, privadas de Belo Horizonte. No ano de 2010, uma lei que decreta o meio passe (50%), foi aprovada. Porém, se somarmos todos os estudantes, seja escola pública e privada, menos de 10% usufruem desse benefício.

Pensando nisso, um novo projeto de lei (PL 51/2017), de autoria do vereador Cláudio Duarte (PMN), propõe a concessão de 100% do vale transporte, que pode ser votada a qualquer momento. A regra que está em vigor é destinada, preferencialmente, aos alunos do ensino médio e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados e regularmente frequentes, residentes a uma distância superior a um quilometro da escola.

O novo projeto abre um leque de benefícios, pois, estudantes do ensino fundamental, superior e cursinhos preparatórios poderão ser beneficiados. Isso vale tanto para redes públicas quanto para redes privadas. O texto ressalta que o uso indevido das passagens poderá levar ao cancelamento do benefício, podendo o estudante, ou seu responsável, ressarcir o valor gasto. A ideia é que a proposta atenda o trajeto de ida e volta para as aulas, e seja usado, exclusivamente, durante o período letivo.

Para a estudante do curso de Jornalismo, Pollyana Gradisse, a concessão das passagens beneficia o estudante, agora e no futuro. “O passe livre seria uma conquista enorme para nós que cruzamos a cidade, na maioria das vezes, para garantir o nosso futuro. Além de reduzir os custos nas despesas, o dinheiro poderá auxiliar ainda mais nos próprios estudos”.

 

Fonte: Jornal O Metro e Jornal Brasil de Fato

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!