20
Sáb, Jul

Debate sobre o futuro do impresso encerra Semana Acadêmica

Vida Universitária
Typography

Sexta-feira, dia 12 de maio, foi o último dia de debates e seminários da semana acadêmica da Universidade Fumec. Estiveram presentes, na FCH, a ex-aluna do curso de jornalismo e digital influencer, Nádia Schmidt, e a editora chefe da revista Canguru e jornalista, Ivana Moreira, além de alunos e professores. Elas compartilharam experiências profissionais e discutiram sobre os atuais desafios da mídia impressa e como a mídia digital tem influenciado o jornalismo.

A palestra teve início com Nádia que apresentou seu canal no YouTube, o “Nadica de Nádia”, criado há quase dois anos. Ela contou também sobre sua primeira participação no programa Super Bonita, da GNT, em 2016, e de como seu sua espontaneidade marcante colaborou para uma nova participação este ano.

Ivana abordou sua trajetória em grandes veículos de comunicação, de como a necessidade de se reinventar no mercado de trabalho resultou na criação da sua revista Canguru, especializada em conteúdo para pais e educadores. Ela também criticou o atual modelo de negócio na mídia impressa. Segundo sua perspectiva, “a crise é do modelo de negócio que sustentava os jornais e as revistas no país”, e que para isso deveria haver era uma mudança nesse modelo, “Segmentação é o caminho e ainda há espaço para o papel, pois, existem pessoas ainda interessadas em consumir esse tipo de conteúdo. Existem muitas marcas que estão conseguindo mudar isso, por exemplo o jornal Metrô e meu projeto Canguru”, contou.
Ao final da palestra, foi feita uma mesa de debates entre os alunos a as palestrantes, em que foram esclarecidas duvidas e curiosidades sobre os processos da vida profissionais de ambas, fechando de forma brilhante a manhã.

Lançamentos
O último dia da Semana Acadêmica também contou com o lançamento da ConecTV, do blog Conecta BH (Portal Uai) e da edição número 103 do Jornal o Ponto que contou com ensaio de fotografia sobre as obras de Oscar Niemeyer, produzidas pelos alunos do curso de jornalismo.

A diagramação do jornal ficou sob a responsabilidade da monitora e aluna do curso, Pietra Pessoa, com a ajuda do técnico do laboratório Luis Filipe. “Como essa não é a primeira vez que a monitora diagrama um jornal, o processo foi fácil, diferentemente da edição anterior, em que ela teve mais dificuldades por não conhecer as ferramentas”, conta Luiz Felipe. O jornal está sob a coordenação do professor Hugo Teixeira. A edição gratuita conta com a colaboração dos alunos de todos os períodos.

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!