Observatório analisa representações midiáticas das ocupações urbanas de BH

Blog
Typography

O primeiro relatório do Observatório das Representações da Cidade na Mídia, projeto ligado aos cursos de Comunicação Social e que integra o Programa de Extensão da Universidade FUMEC, analisa as representações das ocupações urbanas de Belo Horizonte em matérias dos jornais mineiros Estado de Minas, O Tempo e Hoje em Dia. A escolha desses jornais deu-se em função de sua identificação com a chamada “grande mídia”, aquela socialmente dominante na disseminação de informações e formação de opiniões, à qual hoje se contrapõe um jornalismo alternativo, crítico e que procura ser um canal democrático que viabiliza a exposição de diferentes pontos de vista e o debate entre eles.

 

A equipe do projeto é integrada pela coordenadora e professora Cristina Leite; Fabrício Terreza e Valéria Said, alunos do Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos, estagiários docentes e bolsistas da Fapemig;,Cristiana Corrieri  e Joana Spadinger, alunas da graduação em Jornalismo e  bolsistas do programa de extensão da Universidade FUMEC. O trabalho contou ainda com a colaboração da professora de jornalismo Raquel Utsch, do Laboratório de Mídias Digitais, sobretudo na construção do protocolo de análise.

 

Um Observatório é um dispositivo institucional de observação que objetiva acompanhar criticamente a evolução de um fenômeno ou tema, localizado no tempo e no espaço. A partir de uma problemática e da definição de objetivos relacionados ao tema escolhido, esse dispositivo permite a realização de observações e análises fundamentadas na produção acadêmico-científica que resultam em análises críticas de dados, relatórios e sínteses. Observatórios trazem resultados muito positivos se aplicados no contexto universitário, uma vez que capacitam futuros profissionais para o exercício da profissão com base no compromisso com o desenvolvimento de uma mídia crítica, ética e socialmente responsável. 

 Relatório Síntese

 

Leia o artigo: Experimentar um outra cidade: ocupações e vivencias no espaço público em Belo Horizonte  (autoras: Cristiana Corrieri e Joana Spadinger; coordenadora: Maria Cristina Leite Peixoto). Artigo

 

Confira a entrevista da professora Maria Cristina Leite Peixoto sobre o tema “Ocupação no Espaço Público”, no programa Opinião Minas (Rede Minas, 24/02/2017).