Conectando ideias

Blog
Typography

Como será o jornalismo no futuro? Quais são as plataformas mais adequadas para veicular informação? A linguagem deve continuar se adaptando ao veículo ou deve ser versátil o suficiente para que possa ser usada igualmente nos mais diferentes tipos de produtos jornalísticos?

Não faltam perguntas, quando o assunto é a produção de conteúdo na Era da Internet. E a universidade tem o papel de oferecer as ferramentas necessárias para o aluno buscar as respostas e, quem sabe, até apresentar soluções, inovar.

A reformulação do portal Conecta, do curso de jornalismo da universidade Fumec, é o resultado dessa busca. Com o surgimento das redes sociais, da convergência digital, dos smartphones e seus aplicativos novos a cada dia, é preciso avançar, disponibilizando novos desafios a quem estiver disposto a pensar e experimentar os novos rumos da comunicação.
Formamos profissionais para desempenhar seu ofício, independentemente das ferramentas que tenham à mão. Não importa se o jornalista leva consigo uma câmera, um computador ou simplesmente caneta e papel, ele deve estar sempre apto a produzir conteúdos de maneira clara, objetiva, confiável. Mas de nada adianta fazer isso, se o resultado de seu trabalho não for lido, visto, compartilhado. Não terá cumprido seu papel de informar.
O novo Conecta apresenta peças de um quebra-cabeça como elemento gráfico representando os ícones das mais variadas editorias do site. Um quebra-cabeça em construção permanente. Nossa expectativa é que alunos, professores, internautas e todos os interessados contribuam com suas peças, de maneira que o portal seja uma ferramenta não só de estudo e aprendizado, mas principalmente de conexão de ideias.