RESUMO
A pesquisa tem como objetivo expor de que modo o canal on-line de vídeos Porta dos Fundos, localizado no site Youtube, se vale da comicidade para se constituir como agente criativo da cultura participativa na internet. Nesse sentido, utilizam-se aqui, como conceitos-chave para discutir o fenômeno do cômico, as características delineadoras da comunicação, da dramaturgia e da comédia. A partir dessas referências, foram selecionadas oito categorias do cômico, que definem possíveis motivos que provocam o riso nos indivíduos. Também são expostos os conceitos que explicam a convergência para o digital e o ecossistema midiático contemporâneo, base para a compreensão do termo cultura participativa. Deste modo, reconhece-se o Porta dos Fundos como agente produtor de conteúdo midiático e identifica-se o cômico como o meio utilizado pelo canal para se engajar no atual ambiente de comunicação.
Palavras-chave: cultura participativa; ecossistema midiático; internet; convergência; dramaturgia; comédia; cômico.
O PORTA DOS FUNDOS COMO AGENTE CRIATIVO DA CULTURA PARTICIPATIVA
Typography
- Font Size
- Default
- Reading Mode