Alternativas à mídia tradicional: mesa redonda com Paulo Henrique Amorim e Felipe Pena

Geral
Typography

O jornalista Paulo Henrique Amorim (blog Conversa Afiada) e o jornalista e professor Felipe Pena participam, no próximo dia 9 de junho, da mesa redonda "Jornalismo de resistência: alternativas à mídia tradicional"que será realizada na Universidade Fumec, dentro da programação do Intercom Sudeste. O evento é um dos principais congressos do Brasil voltados para as ciências da comunicação e aborda, entre outros assuntos, os novos moldes de produção jornalística, ligados à comunicação independente e alternativos à mídia tradicional. A mesa redonda acontece das 11h às 13h, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas.

O debate aborda a comunicação no contexto do desenvolvimento da internet e suas plataformas de produção, publicação e fluxo de conteúdo informacional, através das mídias digitais. Neste cenário, os comunicadores têm tido o acesso aos meios de produção com mais facilidade, no que se refere aos custos e logística de produção, podendo desempenhar seu trabalho de forma independente de interesses corporativos, econômicos e políticos. 

Por isso, é crescente o número de veículos alternativos de comunicação, em forma de websites, blogs e redes sociais, produzidos por jornalistas e comunicadores em geral. As plataformas têm o potencial de apresentar um conteúdo diferenciado daquele proposto pela mídia tradicional, tornando-se peça chave do chamado jornalismo de resistência. 

Paulo Henrique Amorim é jornalista, empresário, blogueiro e editor do blog Conversa Afiada, um dos pioneiros deste tipo de produção jornalística. Ele trabalhou em diversos jornais, revistas e emissoras de televisão como a Rede Globo, Bandeirantes e TV Cultura. É um grande crítico da imprensa no Brasil, propondo discussões acerca da abordagem que as mídias tradicionais dão para casos de grande repercussão no país. É um dos criadores da sigla PIG (Partido da Imprensa Golpista), que diz respeito ao tratamento que a imprensa desempenhou em relação aos casos de corrupção e negociatas políticas dos últimos anos. 

Felipe Pena é jornalista, escritor, psicólogo e professor, pós doutor em comunicação pela Universidade de Paris. Durante muito tempo foi diretor de análise de conteúdo na Rede Globo e comentarista do programa Estúdio i, da Globo News. Atualmente, além de professor, é escritor do blog Jornalismo de Resistência. Juntamente com Paulo Henrique Amorim, é também um grande crítico da imprensa no Brasil. 

Confira aqui a programação completa do Intercom Sudeste 2018. " 

Jornalismo de resistência: alternativas à mídia tradicional
Data da realização: 9 de junho
Horário: 11 às 13 horas
Nomes dos ministrantes: Paulo Henrique Amorim e Felipe Pena
Local: Auditório Phoenix (FCH)
Número de vagas: 300 

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.