Barbershops: o reduto dos homens vaidosos

Comportamento
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Muito mais do que o tradicional "barba, cabelo e bigode”, as barbershops oferecem ao público masculino um tratamento diferenciado, o que tem movimentado esse setor do mercado

Arthur Araújo, Laura Nogueira e Letícia Gontijo - 5° período

Em resposta a uma cultura que transformou a vaidade masculina em um hábito, ressurgem as barbershops. As barbearias, que estavam à beira da extinção, renascem de cara nova e oferecendo mais do que barba, cabelo e bigode. Esses novos estabelecimentos, que remetem às barbearias antigas, dos anos 1940 e 1950, capricham na decoração e prometem uma experiência. Além do clima retrô, o cliente aproveita, em algumas barbearias, de mesa de sinuca até cerveja liberada. Mais do que uma simples mudança no visual, os clientes recebem arte. A forma como a barba e o cabelo são cortados extrapola a estética e chega a ser uma expressão artística.

Os homens, que ganharam um verdadeiro reduto de autoestima masculina, passaram a investir mais em seus cortes de cabelo e barba e ainda contam com alguns adicionais. A barboterapia, um momento de cuidado e relaxamento dos pêlos da face, dá à pele uma melhor respiração para o crescimento da barba, e o serviço já é oferecido em grande parte das barbershops.

Para o estudante de engenharia mecânica Henrique Pozzolini, vale o investimento de frequentar uma barbershop. “É mais caro, mas vale pela qualidade do corte, do ambiente e do tratamento que recebemos", diz.

O Modern Ink Studio, localizado no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, funciona há cinco meses como barbershop, estúdio de tatuagem, bar e loja de roupas importadas. Ramon, de 38 anos, e Rafaela, 29, tiveram a ideia de investir na criação desse espaço depois do enfraquecimento do antigo negócio dos dois, focado em exportação de produtos para tatuagem. Após um estudo de mercado e um planejamento cuidadoso, os parceiros reuniram um time que correspondesse às expectativas de uma barbershop e fizeram a inauguração.

A fim de fazer do ato de se barbear um momento prazeroso e exclusivo, a Modern Ink oferece ao cliente, por conta da casa, um drink do bar, que só pode ser usufruído por quem utiliza os outros serviços da loja. Em apenas três meses, o faturamento dos parceiros aumentou 40% ao mês. De acordo com Ramon, o segredo é investir em um ambiente com personalidade, que seja acolhedor e democrático. Para Henrique, essas são as maiores vantagens de frequentar uma barbershop. “O ambiente é bem agradável, o atendimento é excelente e os profissionais têm muita qualidade. Já tenho o hábito de cortar o cabelo em barbershops há quatro anos e sempre gostei do resultado”, conta.

                                 

O mercado das barbershops

A 7 Lakes Barbershop, primeira do setor em Sete Lagoas, oferece os serviços diferenciados de corte de cabelo e barba, além de um espaço exclusivo para o público masculino. Para Sabrina Brasil, barbeira no local, o ambiente da barbershop mexe com o homem, pois tem tudo aquilo que eles gostam. "O movimento de estética masculina está crescendo muito. Antigamente, os homens procuravam por locais baratos porque ser vaidoso era algo condenável. Hoje em dia, eles criam uma relação de intimidade com os barbeiros e procuram serviços e produtos exclusivos para eles", conta.

Uma pesquisa realizada pela empresa Euromonitor Internacional apontou um crescimento de 7,1% do mercado de beleza masculina no ano de 2015. A previsão é de que o aumento se mantenha até 2019, o que colocará o Brasil no topo do mercado. As barbershops vem acompanhadas por uma crescente preocupação dos homens com a aparência, o que é refletido também nas vendas de produtos de beleza. A Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) divulgou uma pesquisa revelando que a venda de cosméticos para o público masculino aumentou, representando um crescimento desse mercado de 2,4%.

Mais do que o serviço exclusivo e diferenciado, as barbershops vendem um estilo de vida. O homem que se preocupa com sua aparência e está disposto a investir em sua autoestima vem ganhando mais e mais espaço. Enquanto isso, os proprietários aproveitam o momento para criar ainda mais atrativos para o público masculino dentro das barbearias.

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