Atividade relaciona Código de Ética dos Jornalistas com filme Spotlight

Geral
Typography

Em um trabalho do professor Hugo Márcio Lemos Teixeira, que ministra as aulas de Legislação e Ética em Jornalismo, as alunas Catherina Dias, Laura França Nogueira, Letícia Gontijo Vasconcelos, Pietra de Souza Pessoa e Vitória Marques Freitas associaram o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros ao filme Spotligth.  

 

 

O desafio era ilustrar a aplicação de alguns dos artigos do Código de Ética, de 04 de agosto de 2007. As alunas escolheram os artigos seguintes: 

 

Artigo 4°: O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.  

Artigo 5°: É direito do jornalista resguardar a fonte.  

Artigo 6°: É dever do jornalista: (...) VII- combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com objetivo de controlar a informação. 

VIII- respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;  

 

Spotligth, filme estadunidense de drama biográfico de 2015 dirigido por?Tom McCarthy ilustra muito bem estes artigos. A narrativa do longa metragem traz a história dos jornalistas que investigaram os casos de abuso sexual realizados por padres e membros da Igreja Católica em diversos países.  

 

As  alunas destacaram que o artigo 4° e 5° se encaixam no processo de entrevista ás vítimas de estupro da Igreja. É por meio dessas que se descobrem a  veracidade dos abusos e os entrevistados são mantidos em segredo. 

 

Além disso, as futuras jornalistas indicaram a cena na qual a redação do jornal dá oportunidade aos seus leitores de ligarem para relatar seus próprios casos de abuso, como exemplo do artigo 6°, item VII, que trata de situações em que informação é recebida sem controle ou censura, para que a denúncia seja possível.  

 

Assista o trailer de Spotligth. 

 

 

 

 

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.