O Oriente Médio, território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico, é uma sub-região da África-Eurásia, sobretudo da Ásia, e partes da África setentrional. A região conta com um clima semiárido e desértico, e uma cultura antiga e forte, como, por exemplo, dos mesopotâmicos e os egípcios. É também berço do judaísmo, islamismo e cristianismo. Sua história, desde os primórdios, esteve repleta de alianças e conflitos que originaram diversos cenários étnicos.

Comportamentos, percepções e emoções geradas nas redes sociais e mídias em geral produzem discriminação, violência e até mesmo isolamento social. Na contramão do problema, é preciso buscar soluções para o uso consciente da internet e maximizar os efeitos positivos da comunicação em rede no campo dos direitos humanos. Por isso, o tema destacou-se na programação do Seminário Internacional de Educação, Internet e Direitos Humanos, realizado em Brasília, que promoveu um painel sobre a Contaminação Emocional em Redes Sociais e Violência Online.

O sistema educacional vem passando por transformações que buscam incluir cada vez mais e todos só têm a ganhar com isso.

Pensadores importantes do mundo inteiro estufaram os pulmões e encheram a boca para falar sobre a importância da educação.“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, foi o que disse Immanuel Kant. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, proferiu Nelson Mandela. “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, falou Paulo Freire, certa vez.

Nos últimos meses, questões sociais vêm sendo crescentemente abordadas, desde o debate em torno das propostas dos candidatos das eleições de 2018. A discussão sobre a desigualdade salarial entre gênero veio à tona quando a jornalista Renata Vasconcelos questionou, ainda no primeiro turno das eleições, o presidente eleito Jair Bolsonaro, durante um debate no Jornal Nacional da Rede Globo, sobre a falta de políticas públicas para a solução desse problema.

Mais Artigos...

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!