Para aqueles que não desgrudam do celular nem mesmo ao dirigir aqui está uma má notícia: a multa decorrente do uso do aparelho no trânsito vai aumentar em até 66% e passará de infração média para gravíssima.
A punição é aplicada a partir do momento em que o motorista é flagrado manuseando o telefone celular para qualquer atividade. O uso de fones de ouvido para quem dirige também é motivo para a aplicação da multa.
O número de multas nesse caso vem aumentando a cada ano pelo fato de que nossos aparelhos não se limitam mais a somente ligações. Hoje temos a checagem de rede sociais e dividir essa atenção com o trânsito pode causar graves acidentes em questão de segundos. Quando alguns jovens universitários foram perguntados se utilizavam seu aparelho enquanto dirigem, mais de 80% responderam que seus celulares estão sempre por perto e são utilizados à frente do volante.
Pesquisa do Movimento Delete informa que, desde 2014, o uso do celular é a principal causa de morte ao volante, correspondendo à ingestão de quatro copos de cerveja. O que deve orientar o pensamento dos motoristas é que o manuseio do celular pode colocar em risco, além dele, também os passageiros do veículo e as outras pessoas que estão transitando em outros automóveis.
O vídeo seguinte mostra por que é fundamental que celular e direção não andem juntos e a necessidade do aumento da multa por essa infração.
video https://youtu.be/DkXiQFU_hw8