Typography

CURSO DE JORNALISMO DA FUMEC

Um dos nossos diferenciais é a aproximação com o mercado de trabalho. O Jornalismo da FUMEC venceu o Prêmio Vivo/Telefônica de fotojornalismo (2014) e é tricampeão do Prêmio Délio Rocha (2011, 2012 e 2013), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, do qual participam estudantes das principais faculdades e universidades do estado. Nossos alunos venceram na categoria estudantes, com reportagens produzidas para a revista PONTO E VÍRGULA e o jornal O PONTO, do laboratório de mídia impressa do curso. Veja algumas reportagens AQUI ou no link do Prêmio Délio Rocha, do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Entre os mais bem avaliados do país, inclusive em visita feita por avaliadores do MEC, o curso também tem o selo de Qualidade do Guia do Estudante e está entre os dois melhores em universidades particulares de Belo Horizonte, ocupando ainda o 37º lugar do país, entre 326 cursos avaliados pelo ranking da Folha em 2015, incluindo universidades particulares e federais.

 

 

RÁDIO FUMEC WEB

Lançamento da Rádio Fumec Web. (Créditos: Ruy Viana).Veja também como foi o lançamento da rádio, com a participação de importantes jornalistas de Belo Horizonte. 
Considerando as mudanças na comunicação social, em todo o mundo, curso prepara jornalistas para atuarem em novas mídias, como internet, redes sociais, tvs por assinatura. Os alunos tem a oportunidade de praticar diariamente na Rádio Fumec, disponível na internet. Ouça nossos programas em: radio.fumec.br

 LABORATÓRIOS

Nos laboratórios, os alunos desenvolvem trabalhos práticos com o auxílio de professores e técnicos, como o vídeo "O Cinema que habita a cidade", produzido por jovens de vários períodos do curso de Jornalismo.

Os alunos também produziram o documentário "A música que habita a cidade". Eles foram responsáveis pela pauta, gravações e edição do vídeo. Confira aqui a matéria completa.

 

  

MERCADO DE TRABALHO

Os alunos também fazem visitas técnicas a redações e empresas de comunicação (TV, Rádio, jornal etc), orientados por professores, e convidamos profissionais para virem à faculdade. Em 2013, o correspondente do SBT em Londres, o jornalista Sérgio Utsch, falou aos alunos sobre sua experiência internacional. Já trouxemos Caco Barcellos em 2012. Em 2011, também vieram à FUMEC o premiado jornalista Marcel Souto Maior, primeiro diretor do "Profissão Repórter", escritor do best-seller "As vidas de Chico Xavier", que deu origem ao filme homônimo, sucesso nos cinemas. Outra convidada foi a coordenadora de conteúdo do site G1 Minas, Cíntia Paes, ex-aluna da Fumec. O curso tem disciplinas que desenvolvem as competências nas mídias digitais, além do site CONECTA, onde os alunos vivenciam o Webjornalismo na prática. Veja sobre cada um "clicando" nas fotos abaixo.


 

 DEBATES E PRÁTICAS JORNALÍSTICAS

No mês de setembro, realizamos o seminário "Comunicação e Sustentabilidade". Trouxemos o premiado jornalista André Trigueiro, editor e apresentador da Globonews, especializado em jornalismo ambiental, um dos mais premiados do país nesta área. Os alunos produziram os textos, fotos e vídeos do evento.

 

 

 

 

SITE CONECTA

O site CONECTA é produzido pelos alunos nas disciplinas CONVERGÊNCIA DIGITAL e JORNALISMO DIGITAL, onde são postados os melhores trabalhos de todas as disciplinas e períodos.

O curso tem ainda produtos de mídia impressa. Veja alguns desses trabalhos publicados no jornal O PONTO, acessível também na web, na imagem ao lado. Basta expandir a imagem do jornal e folheá-lo.

O jornal é totalmente produzido pelos alunos do curso. Desde o primeiro período, todos participam criando pautas, fazendo reportagens, crônicas, fotos, infogradias e editando o jornal.

 

 

REVISTA PONTO E VÍRGULA

Desde o começo do curso, os alunos também  participam da produção de uma revista impressa, inclusive do planejamento gráfico. A revista é feita em policromia e postada em nosso site, onde também pode ser lida. Veja aqui.

 

 

 

 

 

 

ÉTICA JORNALÍSTICA

Os alunos sempre são estimulados a desenvolver uma visão crítica do jornalismo, nos trabalhos em grupo ou individualmente, no dia a dia das disciplinas, como você pode ver abaixo. No Blog "Ética Jornalística", estão textos resultantes dos debates em sala de aula com a participação de convidados, como a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, Eneida Costa, entre outros, e a análise de reportagens e coberturas jornalísticas no Brasil e no mundo.

 

UM CURSO VIVO

Para conhecer melhor a proposta de curso, na visão do coordenador, leia a entrevista feita por alunos do jornalismo clicando na imagem ao lado.
Para ler mais sobre o curso, clique aqui.
A graduação tem duração de quatro anos e as aulas são no período matutino! Das 7h40 às 11h15.

Para informações sobre o vestibular, acesse: VESTIBULAR

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Atenciosamente,

Ismar Madeira

Coord. do curso de Jornalismo