Distrital: um espaço cultural no Mercado do Cruzeiro

Cultura
Typography

 O Mercado Distrital do Cruzeiro pode não ser o mais famoso de Belo Horizonte. Mas, além dos mais variados produtos oferecidos, o local apresenta um diferencial para atrair o público: o Distrital, que se divide em restaurante à luz do dia e casa de eventos no período noturno. O espaço, administrado pela empresa Cria! Cultura, traz com frequência eventos culturais para a cidade, além de oferecer opções variadas e de qualidade no cardápio, em um ambiente confortável e descontraído. O Distrital ganhou destaque e novos visitantes que procuram diferentes atrações na capital.

Durante o dia, o espaço abriga quatro restaurantes. O Reciclo, que trabalha com self service diário e finger food nos eventos noturnos; Verde Gaio, de comida portuguesa, que funciona de quarta a domingo com pratos à la carte; Café Bellíssima e Choperia Harmonia, cujos nomes indicam suas especialidades.

Quem está de passagem talvez não perceba, mas esse ambiente pode passar rapidamente por uma desmontagem, se transformando em uma casa de shows. O produtor Helthon Andrade, 29 anos, explica a situação. “Para os eventos noturnos, desmontamos o restaurante e montamos a cenografia de uma casa de shows. O espaço interno é esse (O Distrital), com estrutura de palco, som e iluminação. A transformação só é possível devido a essa boa estrutura que temos”. Segundo de acordo com a demanda, os eventos podem ser realizados no estacionamento do Mercado ou em outros locais de Belo Horizonte.

Para o produtor, o diferencial do ambiente é a pluralidade de eventos oferecidos. A casa se adapta ao pedido do cliente, disponibilizando diversos tipos de montagens. “Atualmente, trabalhamos mais com shows e eventos noturnos. Artistas como Marcelo Falcão, Moraes Moreira e Lula Queiroga foram atrações recentes. São shows que intercalam nossa programação regular de festas “open bar” que produzimos. Fizemos uma programação anos 80, com a festa Anos Incríveis que foi muito elogiada. Nossos eventos são bem plurais, para diversos públicos, temos um leque variado”.

Em 2018, o Carnaval do Distrital foi eleito o melhor carnaval privado de Belo Horizonte. O evento contou com uma ampla programação, começando ainda pela manhã com o público infantil, no estacionamento do Mercado.

Carnaval no Distrital
Foto: Felipe Costa

A festa só terminou na madrugada do dia seguinte, com uma balada no espaço interno. Outro momento marcante, segundo Helthon, foi a criação do Harmonize, uma feira de gastronomia com a harmonização de pratos e cervejas artesanais. “Juntamos vários restaurantes e cervejas da região, já que somos também um polo cervejeiro muito forte. E toda essa carta de harmonização foi assinada por Fabiana Arreguy, especialista na área. No 2º Semestre, teremos uma edição do Harmonize por mês no estacionamento do mercado.”

Carnaval no Distrital
Foto: Glaucimara Castro

 

Opinião da clientela

Quem passa pelo Mercado do Cruzeiro percebe que, no meio de tantas lojas e da variedade de produtos, um ambiente se diferencia. O conjunto de restaurantes do Distrital oferece refeições para gostos variados. “É um ambiente rústico, iluminação baixa, bem aconchegante. Gosto muito do Verde Gaio, tem opções muito variadas”, afirma Jussara Mafra, cliente do restaurante. O Verde Gaio é conhecido por sua tradicional comida portuguesa, funcionando de quarta a domingo com pratos à la carte.

Foto: Carol Thusek

Para João Moraes, o local se destaca pelo atendimento, além do ambiente diferenciado. “O local é arejado, muito agradável e tem uma comida muito boa. Sempre almoço aqui”. Janaíne Matos, em sua primeira visita ao local, chamou a atenção para o diferencial da localização. “Em um mercado, esperamos encontrar tropeiro, feijoada, esse tipo de comida. Mas aqui eles servem uma grande variedade de opções. Gostei muito”.

 

Cria! Cultura

Há mais de 20 anos no mercado, a Cria! Cultura atua na produção de eventos culturais, incentivando o desenvolvimento da área. Com sede no Mercado Distrital, em Belo Horizonte, a empresa capta recursos, visando à produção de conteúdo em diferentes espaços da capital e do estado de Minas Gerais

Para Helthon Andrade, existem muitas dificuldades na produção cultural em BH, principalmente relacionadas às políticas públicas de incentivo. Segundo ele, “atualmente a empresa tem que se reinventar constantemente, devido à alta dependência dos incentivos públicos. Essa aproximação com o poder público também se torna difícil por conta da crise econômica, que atingiu nossa área de forma arrebatadora”. Contudo, ele valoriza as dificuldades impostas, afirmando que isso os obriga a reinventar suas funções, podendo assim criar novos produtos. “Nós aqui somos guerreiros nesse ponto, corremos atrás e nos reinventamos para poder levar programação de qualidade para as pessoas”.

Entre os projetos difundidos, destacam-se o Conexão que atualmente é executado no próprio Distrital, com atrações musicais variadas como Francisco El Hombre e Prince Fatty. Criado em parceria com a empresa de telefonia Telemig Celular, tem como objetivo divulgar a diversidade musical em todo o estado. Outro destaque é o Ensaio Geral, que contou com apresentações de Moraes Moreira e Lula Queiroga, artistas renomados na música popular brasileira.

 

Mercado Distrital do Cruzeiro

Local: Rua Opala, s/n, Cruzeiro- Belo Horizonte

Telefone: 3284-0709

Programação: https://www.facebook.com/pg/ODistrital/

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.