Tempo Contratempo: Corpo Cidadão se apresenta na abertura do Intercom

Cultura
Typography

No dia 7 de junho, o Corpo Cidadão, organização artística e social, iniciativa da reconhecida e premiada companhia de dança Grupo Grupo, vai se apresentar na abertura do Intercom Sudeste, um dos maiores congressos de Ciências da Comunicação do Brasil, que em 2018 será sediado pela Universidade FUMEC

 Nascido em 1998 a partir da inciativa do Grupo Corpo de realizar projetos de cunho social, o Corpo Cidadão é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão o "desenvolvimento das potencialidades humanas", pessoais, interpessoais e cidadãs, agindo através da arte, principalmente da dança, e da cultura em geral, "valorizando o diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos." 

Para a idealização, planejamento e execução de suas ações culturais e artísticas, o Corpo cidadão conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas como a arte, educação, turismo, saúde, ciências sociais, comunicação e administração. A combinação do pensamento e trabalho destes profissionais e colaboradores proporciona para o projeto um potencial de realização de oficinas, cursos e formações, que agregam o aprendizado de linguagens artísticas com vivências corporais, sensoriais, afetivas e reflexivas. Para tais realizações, a ONG se organiza em diferentes frentes, sendo elas o Núcleo de Arte Educação, destinada a crianças e adolescentes de escolas e outras instituições, o Núcleo de Formação Compartilhada, que oferece cursos de artes integradas e práticas corporais, e os Grupos Experimentais interessado em aprimorar as habilidades técnicas e conhecimentos artísticos de jovens de 14 a 26 anos através da dança.

Os espetáculos de dança são os principais frutos de todo este trabalho de educação e conscientização corporal e cultural, cidadã e artística, realizado pelo Corpo Cidadão. Os grupos experimentais do projeto se apresentam durante todo o ano em escolas, instituições, espaços públicos e eventos diversos, além de, é claro, o auditório do Grupo Corpo. Além da dança, o Corpo Cidadão, desde 2002, realiza mostras de Artes Visuais em grandes teatros de Belo Horizonte. 

Em 2018 a Universidade FUMEC sediará o Intercom Sudeste, um dos maiores congressos de Ciências da Comunicação do Brasil, evento que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação de todo o país em oficinas, debates, apresentações de trabalhos e eventos culturais. Em 2018 o tema central do congresso será as desigualdades, gêneros e comunicação. Dialogando com as questões da diversidade e do desenvolvimento social, que estão inclusas no tema base do congresso, nada mais representativo do que uma apresentação do Corpo Cidadão para a abertura do evento.

O espetáculo que será apresentado pela companhia de dança se chama "Tempo Contratempo", a mais recente criação original dos Grupos Experimentais do Corpo Cidadão. "Dividido em duas partes, ele apresenta coreografias de renomados bailarinos mineiros, como Sandra Santos e Rodrigo Pederneiras. A primeira parte, “Tempo”, é formada por canções do grupo Pato Fu, coreografadas por Sandra Santos e interpretadas pelo GED – Grupo Experimental de Danças. A segunda parte, “Contratempo”, é formada por uma seleção de sucessos do Corpo Cidadão, intercalando os grupos GED e GEDU – Grupo Experimental de Danças Urbanas". Para a realização do espetáculo, conta-se com 30 bailarinos em cena. 

A apresentação acontecerá no prédio da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Universidade FUMEC, no dia 7 de junho, e faz parte da abertura do Intercom Sudeste 2018. O congresso promove o debate nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, do dia 7 a 9 de junho.

Confira aqui a programação de atividades que serão realizadas durante o evento.

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.