CANNABIS: A DROGA DESTE LIVRO

Cultura
Typography

 

Aconteceu no último dia 10, na Growers Espaço de Cultura, o lançamento do livro ‘Cannabis – A Droga Deste Livro’, dos autores Isadora  Gazire e Antônio Flávio de Carvalho. O evento teve início às 18:30 e os autores encontraram o local completamente lotado. Gazire é estudante do curso de Engenharia Química da UFMG. A estudante também exerce o cargo de Diretora Sociocultural do Grêmio de Engenharia Química Lourenço Sobrinho, enquanto Antônio Flávio é professor de Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

Junto com o lançamento do livro, houve um debate entre os próprios autores mediado pelo historiador Guilherme de Melo.
A obra abrange na sua primeira parte conteúdos específicos de ciências biológicas e química, podendo ser considerado um conteúdo enciclopédico para quem não conhece a composição química dos  principais cannabinoides presentes em Cannabis. 

Na segunda parte do livro retrata-se as perspectivas e reflexões sobre as questões sociais, políticas e econômicas acerca da produção e consumo de Cannabis. Uma questão importante que foi muito abordada pelos autores é a discussão sobre a legalização e descriminalização da erva. Atualmente segundo eles, o Brasil já está em processo de descriminalização, onde há muitos movimentos que ajudam de certa forma, a ganhar mais voz, cada ano que se passa. A marcha da maconha, por exemplo, é um deles. Porém a legalização já está distante da realidade do pais, muito pela mentalidade atrasada das pessoas.

Para os autores, o Uruguai é um exemplo a ser seguido, junto com a Holanda. Legalizando, o tráfico de drogas iria ser extinto e possivelmente a violência nas periferias também. Outro assunto bastante abordado são os efeitos medicinais que a Cannabis pode ser usada. Na Califórnia e muitos estados dos Estados Unidos, já é permitido o uso de Cannabis para o tratamento de doenças, como Síndrome de West (epilepsia infantil grave) e até mesmo o autismo.

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.