FEIRA DO MINEIRINHO

Cultura
Typography

A Feira de Artesanato do Mineirinho reúne cerca de 500 expositores de artesanato, decoração, vestuário, calçados, atrações musicais e gastronômicas nas quintas-feiras e aos domingos.



As pessoas que forem à feirinha podem desfrutar, além das compras, de 40 barracas que apresentam grande variedade de opções gastronômicas como tropeiro, porções de file com fritas, espetinhos, yakisoba e macarrão na chapa. Além disso, a feirinha também conta com um show ao vivo que o público costuma a curtir bastante.

A Feira do Mineirinho acontece às quintas-feiras, das 16h às 22h e aos domingos, das 8h às 16h. Ela é localizada no estacionamento anexo ao Ginásio do Mineirinho, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000. Ela conta com estacionamento, que por sinal é muito criticado pelos comerciantes, como diz Marcelo Monteiro.

Perguntado se tem algo a mais que não gosta na feirinha, o comerciante Monteiro, que possui uma barraca de artesanato, reclama pelo fato de o foco do gestor da feira ser voltado para as barracas gastronômicas e não para as demais.

Já o comerciante Hélio Miranda, de 62 anos, possui uma barraca voltada para a religião, com vários santos, entre outros. Miranda explica sua escolha e fala sobre sua aceitação no mercado.

Quem frequenta a Feira do Mineirinho encontra um ambiente seguro e limpo, além de contar com muitos banheiros químicos, como afirma Guilherme Magela, de 38 anos.

Magela foi à feirinha pela primeira vez e achou o ambiente bem familiar. Quando perguntado se voltará mais vezes, Guilherme diz que sim e expõe o que mais lhe agradou.

Realizada há dez anos, a feira busca valorizar as artes mineiras e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado, gerando empregos e renda para centenas de trabalhadores informais e aquecendo os negócios de micro e pequenas empresas. O evento já é considerado uma atração turística da capital mineira, atraindo, a cada semana, um público de 40 mil pessoas.