FEIRINHA DAS FLORES

Cultura
Typography

A Feirinha das Flores é uma feira semanal que ocorre todas as sextas feiras das 08h às 18h horas. Localizada na Avenida Carandaí, em frente ao Colégio Arnaldo, a feira é administrada pela Prefeitura de Belo Horizonte e conta com cerca de 40 expositores.

Na feira, a variedade de plantas e flores que são vendidas é bem grande, passando de 60 o número de espécies que podem ser encontradas nas barraquinhas. Como as vendas são feitas pelos próprios produtores, os preços costumam ser bem mais em conta do que os encontrados para produtos similares em floriculturas ou grandes supermercados que trabalham com a venda de plantas.

Guido vende cactos e suculentas na Feira das Flores a cerca de quatro anos. Para ele o ambiente da feira é sensacional, principalmente para quem gosta de plantas.

São vendidas apenas plantas e flores naturais, além de vasos e produtos para plantio. A feira não conta com barraquinhas de comida ou com banheiros químicos, se limitando apenas a ser um comércio de flores ao ar livre. Também não há seguranças no local, apesar de ter sido relatado por feirantes que algumas vezes estes já tiveram problemas com roubos na feirinha. Como é o caso de Bruno, que trabalha na feira há dez anos, vende orquídeas e produtos relacionados a elas, como vasos específicos e substratos. Seus produtos custam entre R$7,00 e R$ 35,00.

A única presença de autoridade no local é a de fiscalizadores da prefeitura, que vigiam para que apenas os produtores credenciados possam fazer suas vendas no ambiente da feira.

Em questão de atendimento os vendedores costumam ser bem atenciosos, porém, pelo número de pessoas que frequenta a feira, cerca de 4.000 mil por semana, pode acontecer uma espera até que o cliente seja atendido. Além disso, alguns dos vendedores são contratados pelos produtores e, portanto, não possuem total domínio sobre a durabilidade das plantas.

Quando surgiu, em 1984, a feira costumava acontecer ao redor da Igreja da Boa Viagem. Algum tempo depois ela foi transferida para a Praça da Liberdade, mas já há alguns anos ela ocorre no bairro Funcionários.

 

Inscreva-se através do nosso serviço gratuito de subscrição de e-mail para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.