08
Sáb, Ago

Séries asiáticas conquistam audiência

Cultura
Typography

Você já ouviu falar na onda Hallyu? Então, é um fenômeno que começou nos anos 90, ganhou o mundo por meio da internet e espalhou a cultura sul coreana por todos os continentes, seja pela gastronomia, moda, música, filmes ou séries. Até junho deste ano, a onda movimentou US$57 bilhões na economia sul coreana.

Um dos produtos da onda Hallyu é o K Pop, que conquistou milhares de fãs no mundo ao longo das décadas. A importação de conteúdo cultural começou com a Coréia do Sul, mas agora abarca vários países do oriente. Além do K Pop, os doramas - ou dramas asiáticos -estão super em pauta nos streamings de conteúdo audiovisual, como o Netflix, Hulu e Amazon Prime.

Os doramas são séries ou novelas transmitidas em episódios e produzidas para serem acompanhadas semanalmente. Existe uma diferença nos nomes dados às produções: K drama, C drama, J drama, T drama e muitos outros. As iniciais determinam o país de origem do dorama: K é Korea que significa Coréia em inglês, C é China, J é Japão e T é Tailândia. Esses são os mais populares e diversos países da Ásia produzem séries e programas.

C drama comédia romântica Le Coup de Foudre disponível no Viki (Foto: Divulgação)

Em 2014, somente cinco títulos do gênero eram oferecidos no Brasil, hoje já são mais de cem produções incluindo reality shows, programas e séries. Atualmente, o  catálogo inclui conteúdo da Coréia do Sul, China, Taiwan, Cingapura e Tailândia.

Os dramas que obtiveram mais sucesso com o público brasileiro são as comédias românticas. Entretanto, existem doramas com gêneros que vão desde o melodrama romântico, à ação, aventura, comédia, policial, fantasia, histórico, thriller, terror entre outros. A Ásia produz dramas para qualquer gosto, basta procurar qual é o seu estilo e aproveitar a imersão cultural cinematográfica.

Impacto

A primeira reação é o estranhamento com a fala: a língua que você ouve e não consegue separar sílabas e nem descobrir como se escreve na primeira tentativa, é ouvir múltiplas vezes um idioma completamente desconhecido. Quando nunca se teve contato com uma língua oriental, essa primeira reação é bem comum.

A segunda reação surge dos rostos que podem parecer iguais. Quando não se é exposto a certas etnias, você ainda não possui a capacidade de diferenciar tons de pele, formas de rosto, olhos, narizes e bocas. Muitas pessoas que nunca conviveram com negros têm o hábito racista de dizer que toda pessoa negra é igual. Curiosamente, muitos asiáticos acham que pessoas brancas são iguais. Eles não convivem com ocidentais, às vezes nunca viram um pessoalmente. A falta de contato provoca o estranhamento e a generalização de características que são claramente únicas. Por isso, reconhecer atrizes e atores de dramas asiáticos pode levar um tempo, até a percepção reconhecer as diferenças e detalhes antes ocultos.

A terceira reação é com a produção como um todo. Os enredos mirabolantes, o drama excessivo e os efeitos sonoros e visuais que causam surpresa e vergonha. Não irei dar spoilers, só aviso que, se você está acostumado com produções ocidentais, os dramas irão surpreender.

T drama Yong-jiu Grocery Store disponivél no Viki (Foto: Divulgação Viki)

Onde assistir

Embora os dramas asiáticos tenham ganhado fama no ocidente, ainda são poucas as plataformas que oferecem dramas legendados com um preço acessível para todos. Por isso, há mais de 15 anos, os fãs mantém  ‘fansubs’, sites que disponibilizam gratuitamente doramas com legendas feitas por voluntários. Hoje, no Brasil, os mais populares são o Kingdom, Dramafansubs, Subarashiis, Phoenix Fansubs e FightingSubs.

Além dos fansubs, nos últimos anos, o Brasil foi agraciado com os serviços de streaming Viki e KocowaAs plataformas oferecem dramas legendados em português de graça com a opção de assinar mensalmente e ganhar certos benefícios. Os preços são similares a Netflix e Hulu, mas aviso que as legendas são voluntárias, então, assim que os episódios são disponibilizados, alguns demoram certo tempo para serem legendados.

Há todo um mundo de colaboração e apoio quando se trata da comunidade que assiste doramas, ou comunidade dorameira. O fato é que são produções do outro lado do mundo e  espelham línguas e culturas diferentes das ocidentais, o que pode ser um empecilho para muitos, mas um grande número de brasileiros e brasileiras têm provado que é simpatizante com a cultura oriental. Prova disso é o fato de que o Brasil é o quinto país que mais consome produtos do Viki em uma audiência de 1 bilhão de telespectadores do programa de streaming. Parece que os doramas chegaram para ficar no Brasil, um país conhecido por sua diversidade. Os doramas enriquecem ainda mais o repertório nacional e são muito bem vindos.

 

J drama de mistério, ação Erased disponível na Netflix. (Foto: Divulgação Netflix)

 

K drama de romance e mistério Goblin (Foto: Divulgação Tvn)

 

 

C drama Dive disponível no Viki (Foto: Divulgação Youku)

 

Newletter

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades do Portal Conecta.
Obrigado por efetuar o cadastro, em breve novidades para você!