Notícias Recentes

No dia 7 de junho, o Corpo Cidadão, organização artística e social, iniciativa da reconhecida e premiada companhia de dança Grupo Grupo, vai se apresentar na abertura do Intercom Sudeste, um dos maiores congressos de Ciências da Comunicação do Brasil, que em 2018 será sediado pela Universidade FUMEC

Belo Horizonte é, sem sombra de dúvidas, uma cidade viva de cultura. Seja nas artes plásticas, na música ou no teatro, a capital mineira se destaca por suas companhias e espaços culturais, entre os mais famosos, o Grupo Galpão, que em 2017, completa 35 anos de estrada.

Porém, o teatro vai além dos grupos e espaços mais conhecidos, com espaços alternativos e democráticos, para apresentações e oficinas em diversos pontos! Veja alguns desses espaços:

Teatro espanca!

O Teatro Espanca!, sede do Grupo Espanca! de Teatro, está localizado no hipercentro de Belo Horizonte, numa região de grande efervescência cultural. Localizada embaixo do tradicional viaduto de Santa Tereza, está próxima a diversos centros culturais, praças cívicas e estações de transporte coletivo. Além de abrigar as atividades do grupo, está aberta a diversas manifestações artísticas e culturais.

Desde outubro de 2010, o Espanca! desdobra seu trabalho artístico na concepção de um espaço que tornou-se referência na cena cultural belorizontina, abrigando reuniões, ensaios, oficinas, debates, apresentações de teatro, performances, shows, projetos experimentais, saraus, feiras, exposições, atividades criativas e coletivas feitas por artistas e grupos culturais da cidade e do país. Sua manutenção também se dá em diálogo com a comunidade ao seu redor, através de práticas diárias de convivência, ações políticas e intervenções estéticas realizadas em diálogo com a rua, sua diversidade e suas contradições.

Localização: Rua Aarão Reis, 542, Centro. Belo Horizonte, MG.

Contato: (31) 3657-7349

Imagens:

La Movida Microteatro

Inaugurada em 2017, localizada no bairro Funcionários, o La Movida Microteatro é um espaço que junta bar, boemia e teatro. Voltado para a convivência, a criação artística e a criação de conteúdo! Inspirada no Movida Madrileña, movimento de contracultura surgido em Madrid nos anos 1970, o La Movida Microteatro apresenta micropeças que tem duração máxima de 15 minutos, com até três atores em cena.

Dividida em três salas, batizadas com nomes de grandes figuras das artes cênicas mineiras (Cecília Bizzotto, Soraya Borba e Ítalo Mudado), o La Movida tem apresentações simultâneas, em que o público pode conferir todas as peças sem precisar mudar de sala. Em 2017, o La Movida Microteatro fez sua inauguração na 3ª Campanha de Popularização Teatro & Dança.

Localização: Rua Santa Rita Durão, 153, Funcionários

Contato: (31) 98448-2598

Imagens:

Esquyna: Espaço Coletivo Cultural

Localizado no bairro Sagrada Família, está localizado o Esquyna, espaço criado para ser um ponto de referência artística e cultural da região leste de Belo Horizonte, estabelecendo uma programação permanente de espetáculos e atividades de formação.

O espaço tem caráter multiuso e possui oito praticáveis modulares que podem ser dispostos nas mais diversas formatações, com 60 cadeiras para acomodação do público.

 

Localização: Rua Célia de Souza, 571 - esquina com Rua João Gualberto Filho, Sagrada Família 

Contato: (31) 99755-9901

Imagens:

Feiras e eventos culturais são muito comuns na Casa de Referência a Mulher Tina Martins. Com o intuito de conseguir arrecadar renda para o projeto de auxílio a mulheres em situação de violência realizado na casa, o instituto realiza periodicamente vários eventos culturais em parceria com outros movimentos, tratando de temas importantes da sociedade em rodas de conversas, palestras e outros tipos de eventos. As palestras e eventos visam, valorizar, empoderar, fazer com que a mulher reconheça a própria força e enxergue que ela tem poder para mudar a própria vida.

Sign up via our free email subscription service to receive notifications when new information is available.
Advertisement